Buscar
  • Nuno Margalha

Tipos de Correias de pele ou tecido

A forma como os materiais reagem ao nosso corpo ou à roupa, levou ao longo das últimas décadas à criação de vários tipos de correias. Algumas entram directamente em contacto com a nossa pele outras envolvem fatos de mergulho. Podem organizar-se por tipo de utilização, ou por materiais.




Militares


Normalmente têm como principal objectivo proteger o relógio, mantê-lo no pulso. São sempre de pele ou tecido visto que o metal pode arrefecer, aquecer ou denunciar a posição, entre outros entraves.


- Nato, Zulu e RAF

Nato: North Atlantic Treaty Organization

RAF: Royal Air Force

ZULU: producto empresarial


ZULU
Correia Zulu. Foto por José Zenha


Estas correias foram desenvolvidas principalmente para as forças armadas inglesas.

Veja aqui as instruções sobre como as colocar no pulso.

A diferença entre as Nato e as Zulu têm que ver com a posição fixa do relógio, a Nato tem um aro em cada um dos lados do relógio, isto impede que seja mal colocado. Na zulu há mais liberdade o relógio pode correr na correia com menos limites. Outra diferença tem que ver com os materiais de construção as zulu são mais resistentes com materiais mais fortes.

Estas duas correias eram usadas por mergulhadores pois pelo facto de serem longas permitiram ajustar-se na parte de fora do fato de mergulho. Eram também usadas por cima dos casacos de cabedal dos pilotos.

As RAF são feitas de uma única peça que passa por baixo das molas de asa dos relógios, o aro é normalmente do mesmo material da correia em vez de ser de metal.


- Bund

Usadas pela força aérea alemã, são de pele e têm uma base larga que fica em contacto com o pulso. Isto permite proteger o relógio do suor do pulso e o pulso da mudança de temperatura do relógio.





- Piloto

São correias facilmente reconhecíveis por por terem um ou dois botões de pressão em cada um dos lados do relógio. Estas correias foram usadas pela primeira vez nos relógios alemães B-UHren da segunda guerra mundial. Os botões reforçavam a garantia de que o relógio não ia cair do pulso



Correia de Piloto. Foto de Watchuseek

Desportivas


São correias adaptadas a situações em que o nosso corpo e o ambiente podem perturbar o relógio.

- Rally / Racing

São frequentemente associadas a corridas automóvel e reconhecem-se facilmente pelo facto de serem perfuradas. Os furos podem servir para manter uma estética comum entre os carros antigos de competição que eram perfurados para retirar o metal em excesso e desta forma reduzir o peso e aumentar a velocidade. Há uns anos as luvas de piloto também eram perfuradas. Outra razão frequentemente associada aos furos é o facto de permitirem uma melhor respiração do braço.


Correia Rally. Foto de @amazingtimemachines.com_



Adaptações de Relógios de Bolso para a pulso


Com a passagem dos relógios de bolso para o pulso surgiram várias correias que permitiam encaixar um relógio de bolso e usá-lo no pulso.

Correia de adaptação de relógio de bolso. Foto de @amazingtimemachines.com_



Clássicas


São correias com duas peças de vários materiais, os diferentes tipos variam apenas em função dos materiais. Podem ter pespontos de contraste, ou condizentes. São normalmente de couro ou tecido.


Materiais


Peles comuns





Peles exóticas


Existem correias de vários tipos de peles exóticas, as mais comuns são: crocodilo, avestruz, cobra


Cortiça


São raras e as melhores são feitas pela Ekoskin. Têm a vantagem de não provocarem alergia mesmo em situações de calor extremo.




53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo